É a área odontológica responsável pelo tratamento de problemas relacionados aos dentes e ossos da região da face, que vai desde a remoção de dentes inclusos (como o siso), até a realização de enxertos ósseos e posterior colocação de implantes, além de intervenções em alterações patológicas, má formação estrutural e traumas dos ossos da face.
É a área da Odontologia dedicada a restabelecer a função e forma do dente, que uma vez foi destruído por cárie, por uma fratura ( trauma ) ou por motivo estético.
É a área da Odontologia que trata das lesões e doenças da polpa (nervo) e da raiz do dente. Popularmente, endodontia também é chamada de tratamento de canal. O tratamento consiste na remoção do tecido mole (polpa) que se encontra na parte interna (canal) do dente e pode estar vivo, sadio, inflamado, infectado ou necrosado (morto).
É a área da odontologia dedicada a restabelecer a função de
mastigação e estética perdidas, devido à ausência de um ou mais dentes, através da implantação cirúrgica de "pinos",ou seja, implantes sobre os quais, posteriormente, será instalada uma peça protética em substituição aos dentes perdidos.
É a área da odontologia que cuida da saúde bucal das crianças.
É uma área odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada.
É o tratamento que visa a cura de processos inflamatórios e infecciosos da gengiva.
É a arte dental, área que lida com a reposição de tecidos bucais e
dentes perdidos, visando restaurar e manter a forma, função, aparência e saúde bucal.